Venha conhecer o magnifico mundo das abelhas

terça-feira, 20 de março de 2012

Sempre a pensar nos mais novos!!


A AJAM (Associação de jovens artistas macedenses), vai elaborar para o Museu do mel uma verdadeira obra-prima feita em pasta de papel, durante as ferias da pascoa.
Para saberem o que é terão mesmo de nos visitar mas em uma palavra se resume, espetacular.

Para alimentar a curiosidade digo-vos que vai ser grande…


Aproveito também para informar que já temos o 1 grande grupo de crianças para nos visitar, já durante a semana que vem, serão depois colocadas fotografias para que possam apreciar.   

Ruben Rogão

2 comentários:

  1. Conheci a família Rogão há cerca de três anos e meio em Avis, na Avis Mellífera.

    Desde logo fiquei surpreendido, não só pela simpatia e facilidade de contacto, como também pela franqueza e transparência com que partilhavam os seus conhecimentos, o que não é fácil entre os apicultores.

    Estou na apicultura há cerca de trinta e cinco anos e sempre achei os apicultores especiais , no que respeita à partilha de conhecimentos, como um “chef” que revela a sua receita secreta, mas onde lhe falta sempre o ingrediente fundamental e , sem o qual nada resulta.

    Com o Francisco Rogão não é assim. Os seus conhecimentos são integralmente transmitidos, sem segredos e sem nada escamotear, para bem do conhecimento e para bem da apicultura, do princípio até ao fim, sem dúvidas, sem hesitações e sem preconceitos.

    O seu filho Rúben, segue as suas pisadas, com a mesma abertura e franqueza, abraçando a causa apícola com firmeza e decisão. Um jovem simpático e agradável, sempre pronto a partilhar os seus conhecimentos e a sua experiência.

    Mas por detrás de um grande homem, está sempre uma grande mulher e, por detrás do Francisco, está a sua esposa Manuela, a alma do que muito tem sido construído. A jovem Raquel, a mais nova de todos, participa já na maior parte das suas actividades.

    Este ano a Apiocasião teve o seu ponto alto na inauguração do Museu do Mel e da Apicultura, objectivo conseguido por esta Família e seus colaboradores, que num esforço gigantesco, reuniram uma incrível quantidade e diversidade de material, colmeias, máscaras, centrifugadores, fumigadores, utensílios diversos, moedas, livros e uma multiplicidade de outros objectos apícolas de outros tempos, enquadrados num agradável espaço reservado para o efeito, nas instalações da Macmel em Macedo de Cavaleiros. A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara e do Presidente da Cooperativa de Produtores de Mel da Terra Quente, assim como de numerosos amigos e curiosos.

    Nestes trinta e cinco anos de apicultura, assisti a muitas promessas e ameaças de promessas de museus de apicultura, que disso não passaram.

    A família Rogão não promete. Faz.

    O Museu é constituído por duas secções: uma de artefactos diversos e de diversas épocas, como dissemos sediada num espaço próprio e adequadamente decorado para o efeito, nas instalações da Macmel e outro espaço – um museu vivo, em Bornes, onde de dentro de uma colmeia gigante podemos de perto, através de uma janela panorâmica, observar um apiário e ainda dentro da qual temos uma colmeia de observação. Neste apiário temos vários tipos de colmeias fixas e móveis em actividade, onde se demonstram todos os modos de maneio apícola.

    O Museu do Mel e da Apicultura passa a ser um local de visita obrigatória para todos os apicultores e amantes das abelhas. Poderemos mesmo arriscar que um apicultor só está completo depois de visitar este Museu.

    A Apicultura, assim como o Município de Macedo de Cavaleiros, está em dívida para com esta Família que muito tem dado e continua a dar à arte das abelhas . Um exemplo para todos os apicultores. Obrigado Francisco e Manuela, obrigado Rúben e Raquel.

    Um gigantesco abraço apícola,

    Abelhasah. "

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia

    Já era tempo de ter-mos em Portugal um museu dedicado a este fantástico mundo. tinha de ser da Macmel.

    Um abraço meus amigos

    ResponderExcluir