Venha conhecer o magnifico mundo das abelhas

segunda-feira, 5 de março de 2012

Inauguração do museu do mel e da apicultura


Ao nascer do dia 04 de Março de 2012, quase sem dormir, já tudo andava atarefado e a ultimar pormenores.
Fomos a correr dar inicio ao 2º dia da 2ª Apiocaçião para irmos para o museu esperar pelo Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros Eng. Beraldino Pinto, e pelo Presidente da Cooperativa de produtores de mel da terra quente Sr. José Domingos Carneiro, muitos amigos e amantes das abelhas, que quiseram comparecer a este marco histórico no apiturismo nacional.
Tivemos a Honra de levar a cabo a primeira visita guiada ao museu com o Exmo. Sr. Presidente, com o qual trocamos algumas ideias de futuro para ir gradualmente ampliar o nosso museu, contando sempre com o apoio técnico da Câmara Municipal. 
 


No final da visita guiada a secção de antiguidades apícolas e informação apícola tivemos um coffee break onde reinou a boa disposição e alegria por este grande passo que acabamos de dar na formação de Macedo como capital da apicultura, mais uma vez contamos com o nosso “totalista” nestes eventos, um muito obrigado ao amigo Octávio Rodrigues por mais uma vez estar presente. 



De seguida fomos inaugurar o museu vivo de apicultura situado na aldeia de Bornes a uns meros 12 quilómetros de Macedo de Cavaleiros, onde compareceu também o presidente da junta de freguesia da aldeia, já durante a visita a esta secção “viva” do nosso museu a comitiva saiu da zona de segurança e aventurou-se “ no território das abelhas”, uma abelha de mau humor vem e pica o Exmo. Sr. Presidente da Câmara na cara, demonstrando muita coragem e determinação acabou a vista na habitual boa disposição, pouco depois já com a visita a terminar, o assessor do Exmo. Sr. Presidente quis ir tirar umas fotografias mais de perto aos cortiços do apiário tradicional, acabou por ser também picado, o que o levou a brincar com a situação dizendo e passo a citar “ estas abelhas devem ser da oposição” eheheh. Terminou tudo em muito boa disposição voltamos para 2ª Apiocaçião com um sentimento de missão cumprida e muitas novas ideias para colocar em prática num futuro próximo.



Um muito obrigado a todos por terem vindo, este é o primeiro museu apícola de Portugal e fica na capital da apicultura.


Bem-haja
Ruben Rogão

2 comentários:

  1. Parabéns e bem-Hajam em prol da apicultura

    ResponderExcluir
  2. Amigos,
    parabéns pelo blog e pelo belíssimo trabalho em defesa das abelhas e do meio ambiente,,,

    Sou brasileiro,e também adoro as abelhas,mas crio as sem ferrão(Abelhas nativas/Abelhas indígenas),e sempre estou pesquisando á respeito das abelhas de modo geral e achei esse blog muito interessante e informativo...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir