Venha conhecer o magnifico mundo das abelhas

quarta-feira, 28 de março de 2012

2



Foram 2 os grupos de crianças que nos visitaram hoje, através da actividade Macedo em movimento levada a cabo pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Por volta das 10 da manhã chegava o Sr. André Vaz para ultimar alguns pormenores e aguardar pelo autocarro com as crianças, este chegou alguns minutos depois com o 1 º grupo do dia, eram cerca de 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos, foram dadas algumas indicações para que estes não se aproximassem das abelhas nem fazerem muito barulho durante a aproximação ao museu afim de não exaltar as abelhas.
Já dentro da nossa colmeia Gigante foram correr a janela ver as abelhas que já andam a apanhar mel das flores que tínhamos no local, foram ver a colmeia expositora onde entraram numa "caça a rainha", já com todas os diferente tipos de abelhas identificados foi hora de ver onde se produzia o mel tanto actualmente como antigamente, seguidamente foram conhecer o equipamento de protecção para a o apicultor onde experimentaram para verem a sensação de andar de fato.  Após uma quantas perguntas feitas pelas crianças, terminamos a visita ao museu de vivo e partimos para o museu de antiguidades. 

 


A chegada ao museu de antiguidades os meninos começaram por provar mel para verem como diferentes tipos de mel tem gostos diferentes, depois demos uma volta ao museu onde puderam ver todas as maravilhas da historia apícola que temos aqui, após uma apresentação sobre a vida das abelhas foi hora de ver um Episodio da famosa Abelha Maia em que até os tutores se encantaram a recordar. Chegada a hora da despedida foi hora de voltar ao mel, onde todos levaram melzinhos para comer mais tarde. 












Durante a tarde chegou o segundo grupo já com crianças mais velhas (8 a 9 anos) onde mais uma vez voltamos a repetir que fizemos durante a manhã.




Quando o dia terminou com um enorme sentimento de missão cumprida foi hora para uma curta despedida, pois já amanha viram mais 2 grupos de crianças.
Quem sabe se não teremos tido entre nós os apicultores de amanhã.  

Com novas ideias em mente
Ruben Rogão

6 comentários:

  1. Obrigada a todas as crianças e monitores, que por lá passaram esta semana, um obrigado especial ao André Vaz, que organizou esta visita.

    Obrigado também às educadoras, auxiliares e crianças do infantaria das freiras, pela visita.

    A ambos os grupos o nosso obrigado, gostamos muito de os ter cá, voltem sempre.
    Manuela Miguel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns !
    É um excelente trabalho de divulgação dentro de um grupo etário muito importante. Quem nestas idades não contactar com a apicultura, nunca vai saber da sua importância.
    Abelhasah.

    ResponderExcluir
  3. Muitos Parabéns!

    Despertar as crianças para o mundo apícola vai seguramente dar os seus frutos! Os Miúdos de certeza ficaram fascinados! E a tantos adultos que também sabem tão pouco do Mundo das Abelhas!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Excelente trabalho! Tenho a certeza que os miúdos ficaram fascinados! E há também tantos adultos que desconhecem o mundo das abelhas!

    ResponderExcluir
  5. Muitos parabéns, Rúben e restante pessoal da Macmel!
    Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Sinceros parabens pela dinâmica e patrocínio apícola aos nossos futuros apicultores.

    O Museu do Mel está de parabens e merece o patrocínio de todos nós.

    http://apiculturaxxl.blogspot.pt/

    Dinis Pereira

    ResponderExcluir